Pesquise no google direto do blog ou no próprio blog
Google

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

O Ceticismo salvando o Cristianismo?


Argumento: O novo e polêmico filme de James Cameron, "O Túmulo Secreto de Jesus", pode significar simplesmente o fim do Cristianismo como religião e a redução da figura de Jesus Cristo a um simples mortal sem nenhum tipo de poderes especiais.
Contra-argumento: Pode, mas não quer dizer que vai, afinal de contas as teses e aparentes "provas" que ele apresenta são facilmente refutáveis.

Ao dizer isso, pareço um cristão devoto e raivoso comemorando o fato das "provas" do filme não serem suficientes?? Não. Simplesmente estou sendo coerente e querendo dizer que sem provas, nada pode ser considerado uma verdade à luz da ciência.
O fato é que dizer que um conjunto de cadáveres com os mesmos nomes de personagens relacionados a Jesus e o próprio Jesus estarem na mesma tumba não é prova de nada. Se não, vejamos os tais nomes: Jesus, filho de José; Judá, filho de José; Judá, filho de Jesus, Mário, José, Mateus e Maria Madalena (a mesma personagem que criou tanta polêmica em "O Código da Vinci" e que aqui aparece novamente como a esposa de Cristo). Esses nomes estavam entre os mais comuns naquela região e época. O fato de algumas amostras de DNA provarem que os corpos eram mesmos parentes só prova isso mesmo: que aqueles corpos eram parentes entre si. E mais nada! Por outro lado, é evidente que se conseguissem provar que essas pessoas eram mesmo quem pensamos que eram, isso seria realmente um golpe letal para o cristianismo. Afinal ele teria arrancadas duas de suas bases: a ressurreição e posterior ascensão do Senhor. Outro problema do filme é que a pompa da decoração das tumbas demonstra que aqueles indivíduos pertenceriam a uma família de classe média alta e não aos pobres e humildes camponeses que a Bíblia nos apresenta. Mais um detalhe: sabe-se que na época, os romanos não costumavam sepultar os crucificados. Eles deixavam o corpo exposto para que aves de rapina ou outros animais os devorassem. Eles temiam que a tumba de um desses mártires virasse local de peregrinação ou de reuniões anti-romanas.

Mas o que quero discutir é a reação de grupos cristãos, que conseguiram proibir a exibição do documentário em muitos países. Ao invés de tentarem, de forma racional como fiz acima, argumentarem contra o filme e colocá-los sem nenhuma credibilidade, vêm sempre com sua visão dogmática e teimosa. Já vi alguns dizerem que, mesmo que provem que a história de Jesus seja falsa, eles continuarão acreditando nela!! Conclusão: paradoxalmente são os céticos, que ao refutarem as teorias do filme, acabam sustentando e ajudando os religiosos a manterem sua religião intacta! Afinal de contas, esses últimos nunca foram bons em apresentar bons argumentos para suas crenças mesmo...

Nenhum comentário:

Blog Directory BlogRankings.com