Pesquise no google direto do blog ou no próprio blog
Google

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Possível ancestral das baleias é achado


Foi encontrado por arqueólogos norte-americanos, na região da Caxemira, Índia, um fóssil pertencente a um provável ancestral das baleias modernas. O surpreendente são as características físicas do animal. Ele seria parecido com um veado sem chifres ou a um rato gigantes de patas longas.

O Indohyus teria habitado a Terra há cerca de 48 milhões de anos atrás. Até o momento, o principl candidato a ser o parente mais próximo dos cetáceos atuais era o hipopótamo, devido a semelhanças genéticas.

Mas o Indohyus parece ter ocupado o lugar mais alto do pódio. Segundo o professor de anatomia da Northeastern Ohio Universities College of Medicine, Hans Thewissen, este animal seria um esperado "elo perdido" na evolução dos mamíferos marinhos.

Apesar desses fósseis não terem semelhança nenhuma com uma baleia, existe um fator que explicaria o parentesco: um tipo de osso da orelha só encontrado em cetáceos.

Uma análise da dentição do Indohyus demonstrou que ele gastava grande parte de seu tempo dentro d´água provavelmente se alimentando lá também. Outra característica que ligaria o animal às baleias pré-históricas é a posição e forma de alguns molares.

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Religião: doença infantil da humanidade?

Richard Dawkins sustenta uma teoria bem interessante a respeito da origem das religiões. A idéia de que é bom para a criança respeitar algum tipo de autoridade (no caso, dos próprios pais), pois isto tem a ver com sua própria sobrevivência. Afinal de contas, aquela estaria sujeita a todo tipo de riscos, caso se rebelasse contra seus progenitores e saísse por aí, sem amarras. Imagine isso em uma tribo de índios, de nativos africanos e, mais longinquamente, entre os homens pré-históricos e você verá perigos cada vez maiores. Dessa forma a evolução "premiaria" toda criança obediente e "puniria" as desobedientes, até mesmo com a própria morte. Nada mais normal e até aceitável. O problema é quando essa característica natural da infância não se dispersa quando o indivíduo atinge a idade adulta. Ele então continua condicionado a respeitar uma super-autoridade, que não é mais a de seus pais. Surge então a idéia de uma autoridade tão suprema e poderosa, que nem sequer poderia ser vista ou tocada. Uma autoridade que nunca falha, que tem sempre razão e que deve ser obedecida a todo custo, afinal de contas não é assim que a criança obediente vê seus pais?? Finalmente chegamos a outra comparação interessante: de como as pessoas no auge da sua demonstração de fé costumam ter atitudes tipicamente infantis. Põem-se a dançar atabalhoadamente, a chorar copiosamente, a falar coisas sem sentido, a cometer atos irracionais. E por fim, a acreditar em tudo que o "representante" da super-autoridade diz, seja esse um padre, um pastor, um rabino ou um omã. Espere, isso é apenas uma teoria. Mas que faz sentido faz, não é mesmo?

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Fé e Ciência são bem diferentes...

Richard Dawkins explica porque Fé e Ciência não podem e não devem conviver juntas.

Primeiro ele mostra as diferenças, ficando claro que elas na verdade são opostas.

Ele conta a origem da história da Ascensão de Maria, que na verdade foi inventada cinco séculos depois de Cristo e que pela força da tradição tornou-se aceita, pelo menos entre os católicos. E que as pessoas levam isso a sério pelo simples fato da história ser agora muito antiga e ter sido passada século após século!!!! E pior, o Vaticano decretou de que essa história deveria ser aceita pelos fiéis!!! Com isso ele discute até que ponto vai a famosa "infalibilidade" do Papa.

No fim de algumas reflexões, ele demonstra que o verdadeiro cientista é o oposto de um fanático religioso: ele fica contente em estar errado, se alguém lhe demonstrar que ele está, de fato, errado!

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Fóssil de 'tiranossauro marinho' gigante é achado no Ártico

Uma equipe de pesquisadores noruegueses encontrou no Ártico um fóssil pouco comum de um pliossauro, um réptil marinho gigante conhecido como 'o tiranossauro dos mares', anunciou nesta terça-feira um de seus membros, Joern Hurum.

"Acreditamos que se trata de uma espécie até agora desconhecida. Nosso pliossauro apresenta diferenças significativas em relação aos descobertos na França e na Grã-Bretanha", declarou à AFP Hurum, do departamento de paleontologia da Universidade de Oslo.

Os ossos, incluindo restos do crânio, apareceram durante escavações realizadas no arquipélago norueguês de Svalbard, a mil quilômetros do Polo Norte.

Estavam perto de um primeiro fóssil de pliossauro descoberto um ano antes.

Os paleontólogos esperavam encontrar todo o esqueleto desse titã que provavelmente media mais de dez metros e pesava entre 10 e 15 toneladas, mas tiveram de se conformar com grandes fragmentos da caixa torácica, um ombro e uma pata.

O pliossauro, que viveu na Terra há 150 milhões de anos, quando Svalbard estava sob as águas, tinha semelhança com um enorme leão marinho com quatro mandíbulas e uma cabeça parecida com a de um crocodilo.

Graças a sua colossal mandíbula, este predador poderia engolir um homem num abrir e fechar de olhos.

Segundo Hurum, os investigadores vão escavar o local onde se encontra o segundo pliossauro no próximo verão, a única estação propícia para essa tarefa nessas latitudes.

Urso 'Maomé' leva professora à cadeia


A professora Gillian Gibbons, que passou oito dias presa no Sudão por supostas "ofensas" ao Islã, chegou nesta terça-feira a Londres após ser indultada pelo presidente sudanês, Omar al-Bashir.
O motivo da celeuma foi o singelo fato de ela ter deixado alguns de seus alunos batizarem um simpático ursinho-de-pelúcia de Maomé. O problema foi que laguns pais de alunos fizeram queixas às autoridades sudanesas sobre o "desrespeito" perpetrado pela educadora britânica.
É impressionante a capacidade que o islã tem de fazer "tempestades em copos d´água". E o pior é que essas "tempestades" costumam ser coisas como prisões, ameaças de morte, amaldiçoamentos públicos, etc.
É por essas e outras que ninguém consegue me convencer de que devo RESPEITAR as religiões, a partir do momento que elas são as primeiras a desrespeitar quem nõ faz parte delas.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Dinossauro mumificado revela surpresas, dizem cientistas



Um hadrossauro parcialmente mumificado e descoberto por um adolescente de Dakota do Norte (EUA) pode ser o dinossauro mais completo já encontrado, com a pele intacta mostrando estrias na superfície e talvez tecido mole, disseram pesquisadores na segunda-feira.

Uma porção suficiente do animal continua intacta para provar que o hadrossauro corria velozmente e que era mais musculoso do que os cientistas acreditavam.

"Isso é mais ou menos como uma fusão do faraó Tut como T. Rex", afirmou o paleontólogo Phil Manning, da Universidade de Manchester (Grã-Bretanha), em uma entrevista concedida por telefone.

A criatura está fossilizada -sua pele e seus ossos transformaram-se em pedra. Mas, ao contrário da maior parte dos fósseis de dinossauro, preservaram-se os tecidos também.

Isso incluiu uma grande parte da pele no animal, que mostra claramente a marcação de escamas.

"A sensação não é de pele real. Trata-se de uma pele fossilizada", afirmou Manning. "Mas, quando se passa a mão sobre a pele do dinossauro, isso é o mais perto que se chegará de tocar um dinossauro de verdade."

O restos mortais do hadrossauro, batizado de Dakota, foram encontrados em 2000 por Tyler Lyson, então com 17 anos de idade, no rancho do tio dele no Estado de Dakota do Norte.

O hadrossauro, um animal herbívoro que caminhava apoiado sobre suas pernas, viveu 67 milhões de anos atrás, durante o período cretáceo.

Lyson entrou com contato com Manning. A Sociedade Geográfica Nacional, que ajudou a pagar pela expedição, levará ao ar, no domingo, um programa de TV sobre o trabalho da equipe.

Manning fez com que a equipe retirasse o animal monstruoso de maneira quase intacta. Apenas a causa dele saiu dentro de um bloco em separado.

O fóssil pesava perto de 4.500 quilos.

Os pesquisadores conseguiram convencer a Boeing e a Nasa (agência espacial dos EUA) a usarem um enorme aparelho de tomografia computadorizada existente em Canoga Park (Califórnia) e utilizado geralmente para escanear pedaços de ônibus espaciais.

O fóssil denso levou meses para ser totalmente escaneado, disse Manning. "Saberemos nos próximos dias se a cabeça dele está lá."

A causa revelou algumas surpresas. A parte traseira do animal é 25 por cento maior do que se pensava anteriormente.

Blog Directory BlogRankings.com