Pesquise no google direto do blog ou no próprio blog
Google

sexta-feira, 6 de março de 2009

Os papas são infalíveis mesmo?


“É preciso que os heréticos sejam esmagados pelo vosso poder e que as misérias de guerra os aproximem da verdade (...) De coração cremos e com a boca confessamos uma só Igreja, que não de hereges, só a Santa, Romana, Católica e Apostólica, fora da qual cremos que ninguém se salva (...) Condenamos a todos os hereges sob qualquer denominação com que se apresentem; embora seus rostos sejam diferentes, estes se encontram atados por uma cola, pois a vaidade os une (...) os que amam a igreja devem armar-se para dar caça aos hereges e gozarão da indulgência e do santo privilégio concedidos aos que vão, em ajuda, a Terra Santa”.

Com essas palavras, Inocêncio III transformou a caça aos hereges em uma santa missão. No decorrer dos papados seguintes, muitos dos papas levaram a cabo a missão de extinguir qualquer filosofia e religião pagã. Muitos desses tornaram-se grandes mentores de assassinatos em massa, ganhando um lugar especial no pódio dos maiores vilões da história. Através do poder crescente da igreja e da infalibilidade papal, muitos ganharam a alcunha de hereges, mas foram poupados de julgamento, pois suas palavras e ordens eram absolutas.

Gregório IX: oficializa a Santa Inquisição e os tribunais do Santo Ofício, abençoando a perseguição aos hereges por toda a Europa.
Celestino IV: sua sede de poder é tanta que, estando os cardeais em dúvida quanto à eleição do Papa, manda trancafiá-los todos numa sala a chave, originando daí a palavra conclave (do latim: cum clave).Ficou só 16 dias no poder.
Inocêncio IV: através da bula Licet ex Omnibu, autoriza qualquer cardeal a eleger os inquisidores, multiplicando-os temerosamente. Sua frase mais famosa é: “os hereges devem ser esmagados como serpentes venenosas”.
Alexandre IV: promove a ordem dos franciscanos a inquisidores e autoriza o uso de tortura nos tribunais seculares.
Urbano IV: publica uma bula onde sugere a extensão das torturas até a conversão dos hereges. Uma vez que pedissem a conversão para verem-se livres das torturas, eram então queimados ou decepados.
Gregório X: apesar de ser considerado pacifista, foi um dos maiores defensores das cruzadas, financiando duas delas.
Martinho IV: foi o causador da separação entre a igreja romana e a igreja grega, que já não suportava mais as injustiças praticadas pela inquisição.
Bonifácio VIII: eleito, mandou seu antecessor, Celestino V, para a prisão, onde foi morto. Proibiu a cobrança de impostos à Igreja. Mesmo durante o papado, foi acusado de pederastia, heresia, sodomia e estupro.
Honório IV: condenou e perseguiu pseudo-apóstolos, homens que proclamavam a fé cristã independentemente da ICAR.
Felipe VI: Expulsou todos os judeus da França. Aqueles que eram pegos em território francês eram condenados ou transformados em escravos. Deteve a ordem dos cavaleiros templários e confiscou todos os seus bens.
Clemente VI: através da bula Unigenitus, justifica a infalibilidade papal e autoriza a venda de indulgências, arrecadando uma fortuna incomensurável para a igreja.
Pio II: manda prender os maiores intelectuais da Academia Romana, acusando-os de conspiração. Todos morrem na cadeia por inanição. Era autor de poesias eróticas e pai de 12 filhos.
João XXIII: Violou mais de 200 freiras com seu apetite voraz. Foi acusado no tribunal por 30 testemunhas de sodomia, traição, fornicação e incesto.
Nicolau V: autorizou o rei de Portugal a invadir países africanos e transformar seu povo em escravo. Ficou célebre sua frase: “Eu sou tudo em todos, minha vontade prevalecerá, Cristo mandou Pedro embainhar a espada, mas eu mando desembainhar”.
Sixto VI: financiou diversas guerras vendendo indulgências e desviava as riquezas da igreja para seus parentes.

Como podemos ver, muitos desses homens estavam longe de serem considerados santos e, talvez, a obediência do povo dava-se mais por temor aos grandes exércitos da igreja do que pela fé propriamente dita. Atualmente, muitos já foram canonizados e são considerados homens de fé e sabedoria pela ICAR.

Agradecimentos a Vides - Comunidade "Contradições da Bíblia" no Orkut

Nenhum comentário:

Blog Directory BlogRankings.com