Pesquise no google direto do blog ou no próprio blog
Google

sábado, 27 de outubro de 2007

Simulando a Evolução


Richard Dawkins não ficou satisfeito apenas em teorizar sobre a Teoria da Evolução. Em “O Relojoeiro Cego”, talvez seu livro mais conhecido, ele apresenta um software simples que tem a intenção de simular processos evolutivos simulados para explicar melhor como funciona o mecanismo. Assim, através de sucessivas gerações, onde escolhe-se um dentre 5 descendentes diferentes de um "biomorfo" pai (esse é o termo que ele usou para nominar os seres virtuais), você poderá observar toda a transformação da espécie, clicando no botão "Evolution History". A dica para uma melhor simulação do processo é sempre escolher o descendente mais parecido com o pai. Para escolher um descendente basta clicar sobre ele. Ainda existe a opção de adicionar cores aos seres, causando um efeito ainda mais interessante. Para isso, desmarque a opção "Monochrome".
Para brincar um pouco, acesse
http://www.permadi.com/java/biomorph/index.html

É interessante os formatos que os biomorfos podem tomar a partir da simplória arvorezinha inicial.

Um comentário:

Editor disse...

A questão é quem foi que desenvolveu o "software" e o "hardware" e a "tecnologia" existente na natureza para fazer o sistema da evolução "rodar" dentro deste "sistema operacional" que chamamos de Universo.

A tarefa não foi simples. A "Coisa" que criou este software conseguiu colocar todas as informações necessárias para desenvolver o ser mais complexo do universo que conhecemos (homem) dentro de um polímero de 2,2 nanometros ( bem pequeno pois é 2 milionésimo de 1 milimetro). Mesmo pequeno ele pode armazenar até 220 milhões de pares de bases de comprimento (no maior cromossomo humano).

E essa "tecnologia" foi capaz de desenvolver seres que hoje tentam entender como ela mesma funciona (nós)

Seria como um quadro na parece conseguir entender a inteligência que o pintou. É como uma das milhões de bacterias do seu intestino tentando compreender a natureza do hospedeiro (você).

É criatura limitada e pequena tentando entender um Criador.

Tem gente que chama o Criador do software de "Acaso".

Mas o Acaso (do latim a casu) é algo que surge ou acontece à esmo, sem motivo ou explicação aparente.

E como sabemos não existe nada no universo que surge ou acontece sem motivo ou sem explicação. Todo efeito possui uma causa. O que existem é apenas a nossa ignorância e a nossa incapacidade de entender e encontrar explicação para tudo que acontece e existe no universo.

Lamentavelmente o acaso não cria nada já que o acaso só existe para explicar a incapacidade de uma mediocre e pequenas criaturas que esta destruindo seu minúsculo planeta, neste insignificante sistema solar, desta galáxia que é apenas uma entre 100 bilhões de galáxias que nossa limitada inteligência estima existir no Universo.

Blog Directory BlogRankings.com