Pesquise no google direto do blog ou no próprio blog
Google

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Como mostrar que a Astrologia é uma fantasia


Temos duas maneiras bem simples de demonstrar isso: utilizando-se de argumentação e análise fria das características da mesma ou apresentando resultados de um estudo científico, controlado, com boa amostragem de indivíduos.

Vamos à primeira forma.
- Em primeiro lugar, toda a base da astrologia é ultrapassada e comprovadamente falsa. Afinal, ela baseia-se na cosmologia geocêntrica de Ptolomeu! Só sete "planetas" são reconhecidos, entre eles o Sol (!!!). Basta a alguém ter um mínima noção da diferença básica entre geocentrismo e heliocentrismo para perceber isso.
- Toda a parte gráfica representada num mapa astral é ridiculamente imaginária. Como exemplo podemos citar O urso enxergado ao se traçar retas entre as estrelas da constelação Ursa Maior. Além disso as estrelas que parecem estar próximas e supostamente relacionadas entre si, na verdade podem estar muito distantes e nem pertencerem à mesma constelação.
- É sabido que os astros modificam constantemente sua posição no espaço. Existe assim, uma discrepância entre os nomes das casas do zodíaco e suas constelações correspondentes. Dessa forma, uma pessoa a quem os astrólogos dizem ter nascido sob o signo de Áries, na verdade nasceu sob o signo de Peixes. Complicado, não?
- Por último devemos perceber a desigualdade entre a vida de pessoas nascidas no mesmo lugar, data, hora e até minuto (incluindo aí os gêmeos). E é desse último tópico que parto para a segunda forma de destroçar a astrologia: o estudo científico.

1º estudo: Um pesquisador da Universidade da Califórnia fez um experimento no qual as pessoas tinham que comparar três mapas atrais (um certo e dois errados) e escolher aquele que melhor descrevia a sua personalidade. Apenas um terço das pessoas escolheu o mapa astral certo, o que indica que a astrologia só funciona por sorte. O mesmo pesquisador fez outro teste no qual as pessoas faziam testes psicológicos de personalidade. Os astrólogos tinham que ler o resultado de três testes (um certo e dois errados) e adivinhar qual era o resultado certo usando a data de nascimento da pessoa. Novamente os astrólogos também só adivinharam qual era o resultado certo em um terço dos casos. Qualquer pessoa poderia obter o mesmo sucesso que os astrólogos escolhendo um resultado ao acaso, sem saber data de nascimento nenhuma.

2º estudo: Por quatro décadas, cientistas acompanharam mais de duas mil pessoas - nascidas no mesmo dia e na mesma hora, com apenas alguns minutos de diferença. De acordo com a astrologia, essas pessoas deveriam ter características bastante similares. Esse estudo teve início em Londres, em 1958. As pessoas tiveram seu desenvolvimento monitorado em intervalos regulares. Os cientistas avaliaram mais de cem características diferentes, como profissão escolhida, níveis de ansiedade, estado civil, agressividade, sociabilidade, QI, além de habilidades em artes, esportes e matemática - todas que, segundo astrólogos, poderiam ser estimadas pela conformação dos astros no momento do nascimento. Os cientistas, entretanto, não conseguiram encontrar nenhuma prova de similaridade entre as pessoas que nasceram no mesmo horário.

O mais triste é saber que existem milhares de charlatães mundo afora enriquecendo e por consequência retirando dinheiro de pessoas ingênuas. Na verdade, provar que a astrologia é uma fraude deveria interessar mais à polícia do que aos cientistas...

Nenhum comentário:

Blog Directory BlogRankings.com