Pesquise no google direto do blog ou no próprio blog
Google

domingo, 18 de novembro de 2007

Em busca do elo perdido

Acaba de ser descoberta uma mandíbula fossilizada, que pode pertencer a uma nova espécie de grande símio, e muito perto de ser o tão procurado ancestral comum de gorilas, chimpanzés e homens. O fóssil, com 10 milhões de anos, e que possui 11 dentes, foi achado em depósitos de lama vulcânica no Quênia.
O grupo de pesquisadores (japoneses e quenianos), disse que esse achado preenche uma lacuna e vai de encontro a uma das idéias atuais sobre a origem do homem moderno.
Aguns estudos sugerem que humanos e os grandes símios africanos tiveram uma separação evolutiva há cerca de 7 milhões de anos. Mas os paleontólogos tinham dificuldade de achar fósseis de grandes macacos africanos com idade superior à estimada desta separação.
Em compensação, existem muitos fósseis de grandes símios na Europa e Ásia durante o mesmo período, e muitas similaridades entre eles e os atuais primatas africanos. Isso fez com que alguns paleontólogos levantassem a hipótese de que o ancestral comum de homens e macacos africanos teria evoluído fora da África e posteriormente retornado ao continente.
Mas essa nova descoberta parece ir de encontro a essa teoria. O Nakalipithecus nakayamai, nome científico dado ao fóssil recém-encontrado, possivelmente era vegetariano, a julgar pelos dentes.

Nenhum comentário:

Blog Directory BlogRankings.com